logo

3 Softwares de Acesso Remoto que você precisa conhecer!

Imagine que você é um operador de um centro de monitoração de rede que gerencia uma infraestrutura crítica, como energia, água ou transporte. Você precisa acessar remotamente vários sistemas scadas diferentes, que controlam e supervisionam os equipamentos e processos da rede. Você também precisa acessar aplicações corporativas, como e-mail, planilhas e relatórios. Você quer fazer tudo isso com praticidade, eficiência e segurança, sem precisar alternar entre vários softwares ou telas.
Agora imagine que você é um engenheiro que trabalha em uma empresa multinacional que desenvolve projetos complexos de design, simulação e análise. Você precisa acessar aplicativos gráficos intensos que rodam em servidores Windows, Linux ou Unix, localizados em diferentes países. Você também precisa colaborar com colegas e clientes que estão em outros lugares, compartilhando arquivos, impressoras e dispositivos USB. Você quer fazer tudo isso com rapidez, segurança e facilidade, sem precisar instalar ou configurar nenhum software no seu computador.


E se eu te disser que existe solução para isso, que pode ser implantada de maneira rápida e eficaz? Por isso que você precisa conhecer estas 3 soluções de Acesso Remoto.


O OpenText Exceed TurboX (ETX) é uma solução de acesso local e remoto que permite você aceder a aplicativos e desktops Windows, Linux e Unix, com alta performance e segurança onde estiverem. Ele é ideal para ambientes que exigem gráficos intensos ou sistemas scadas diferentes, como monitoração de rede, engenharia, design e saúde. Ele oferece uma interface web simples e intuitiva. Ele também permite a colaboração em tempo real entre usuários. Ele também oferece um dashboard personalizável, que consolida o acesso aos diferentes sistemas e aplicações em uma única tela. O ETX é homologado pelo CEPEL para uso em conjunto com o sistema SAGE Scada, amplamente utilizado por empresas do setor elétrico no Brasil.


Um exemplo de caso de sucesso do ETX é o de uma das maiores prefeituras da Alemanha, que migrou de uma solução proprietária cara para Linux. Ela adotou o ETX para facilitar a transição e fornecer serviços públicos eficientes aos seus cidadãos. Com o ETX, os funcionários da prefeitura podem acessar remotamente os aplicativos Linux hospedados em um data center centralizado, usando qualquer dispositivo com um navegador web. Isso reduziu os custos de infraestrutura, manutenção e licenciamento, além de aumentar a produtividade e a satisfação dos usuários.


O Ericom Connect é uma solução de acesso remoto a aplicativos e desktops virtuais, que pode ser usada como um serviço na nuvem ou como um software instalado em um servidor local. Ele é compatível com Windows, Linux, MacOs, iOS e Android, permitindo o acesso a partir de qualquer dispositivo e sistema operacional. Ele usa protocolos otimizados para garantir uma conexão rápida e confiável, mesmo em redes com baixa largura de banda ou alta latência. Ele também oferece uma administração centralizada, com gerenciamento de usuários, grupos, licenças e políticas de acesso. Ele suporta autenticação multifator (MFA) e criptografia de ponta a ponta para proteger os dados e a privacidade dos usuários. É uma solução que é embarcada em outras aplicações para prover o acesso remoto seguro e eficaz, como no Aveva inTouch.


Um exemplo de caso de sucesso do Ericom Connect é o de uma das maiores empresas de construção civil dos EUA, que atua em cinco estados do sudeste do país. Ela precisava de uma solução simples e segura para fornecer acesso remoto a uma variedade de aplicativos e sistemas para os seus funcionários em campo. Ela escolheu o Ericom Connect por ser fácil de usar, configurar e gerenciar, além de oferecer um alto desempenho e uma baixa sobrecarga de rede. Com o Ericom Connect, os funcionários da empresa podem acessar remotamente os aplicativos e sistemas hospedados em um data center centralizado, usando qualquer dispositivo com um navegador web. Isso melhorou a eficiência, a colaboração e a satisfação dos usuários.


O NoMachine é um software de acesso remoto que usa a tecnologia NX para proporcionar uma experiência de desktop local, mesmo quando não é. Ele permite o acesso remoto a qualquer computador Windows, Linux ou MacOs, com qualidade de imagem e som superior. Ele também permite o compartilhamento de arquivos, impressoras e dispositivos USB entre os computadores conectados. Ele tem versões para dispositivos móveis iOS e Android, bem como para Raspberry Pi e ARM. Ele é gratuito para uso pessoal e tem opções pagas para uso corporativo. Esta é outra solução homologada pelo CEPEL.


Um exemplo de caso de sucesso do NoMachine é o de uma das principais universidades da Austrália, que hospeda o Laboratório de Ciências e Educação Baseadas em Aceleradores. Esse laboratório precisa de uma solução melhor e mais rápida para conectar os estudantes e pesquisadores aos recursos de computação de alto desempenho (HPC). Ele usava uma solução baseada em X Window, mas ela era lenta e instável. Ele trocou pela NoMachine por ser mais rápida, confiável e fácil de usar. Com a NoMachine, os usuários do laboratório podem acessar remotamente os aplicativos gráficos intensos que rodam no cluster HPC da universidade, usando qualquer dispositivo com um navegador web. Isso aumentou a produtividade, a qualidade e a inovação dos projetos.


Essas soluções podem facilitar e beneficiar as empresas nas quais os funcionários precisam trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, com flexibilidade e produtividade. Elas também permitem que as empresas possam reduzir custos com infraestrutura, manutenção e suporte técnico. Além disso, elas aumentam a segurança dos dados e a satisfação dos clientes.


Links das soluções: 

Opentext TurboX: https://www.fiandeira.com.br/opentext-exceed-turbox 

Ericom Connect: https://www.fiandeira.com.br/ericom-connect 

NoMachine Enterprise: https://www.fiandeira.com.br/NoMachine-Enterprise 


30 abr., 2024
Criptografia: Protegendo Seus Dados com Eficiência
Por Luis Figueiredo 28 mar., 2024
Previsões e Tendências Fascinantes do Gartner para a Cibersegurança
Formas geométricas em cores neon representando dados não estruturados protegidos por uma caixa forte
Por Luis Figueiredo 14 fev., 2024
Os dados não estruturados representam cerca de 80% do volume total de dados gerados globalmente e muitas vezes contêm informações sensíveis que precisam ser protegidas
Share by: